29 de abr de 2013

Botão Iniciar no Windows 8: a solução definitiva


Já faz algum tempo que o Windows 8 foi lançado, mas algumas pessoas ainda clamam pelo retorno do botão Iniciar, além de não verem a hora de se livrarem daquela nova interface Metro Modern UI. Se você é uma delas, saiba que neste post irei resolver esses seus problemas, trazendo duas alternativas para o botão Iniciar e também como "pular" a interface Metro Modern UI e iniciar seu PC diretamente no modo Desktop.


Desde o seu lançamento a ausência mais sentida no Windows 8 foi o botão Iniciar. Ninguém falava dele, mas ao tirá-lo da versão mais recente de seu sistema operacional, a Microsoft gerou uma comoção entre seus usuários de longa data. Antes de rolar o boato da Microsoft trazer de volta o botão iniciar na próxima grande atualização do Windows 8 (chamada "Blue", ou "Windows 8.1" - se ainda não sabe sobre isso, ouça o Lonecast Pocket #001) algumas empresas ouviram essa choradeira toda dos órfãos do botão Iniciar e se prontificaram a desenvolver alternativas para suprir esta carência. Vou apresentar duas: o Start8 e o Classic Shell.

Start8: a solução mais elegante


O Start8, da Stardock, é de longe a opção mais bonita. Mantém a identidade visual do Windows 8 e lhe dá várias opções de configuração, incluindo de aparência. É simples de instalar, suas configurações são bem completas e intuitivas. Se encaixa bem no visual do Windows 8.

Seria a opção perfeita, se não fosse pago! porém seu preço é justo: $5. E para o que ele oferece, acaba saindo muito em conta.

Download da versão de avaliação do Start8 aqui.

Classic Shell: a opção "old school"



O Classic Shell parece aqueles programinhas "shareware" da década passada. Seu apelo visual (site e instalador) não acompanha o clima de modernidade que o Windows 8 passa. Porém sua instalação não é complicada e logo após seu término você já tem seu botão Iniciar de volta, sem maiores complicações. Você tem acesso a uma grande gama de configurações, mas de uma maneira não tão intuitiva como a apresentada pelo Start8, incluindo a opção de trocar o tema do menu, deixando-o com uma cara personalizada.

Sua grande vantagem é ser gratuito e livre de anúncios. Apesar disso, não deixa nada a desejar ao seu concorrente e cumpre honrosamente sua principal finalidade.

Download do Classic Shell aqui.

Conclusão


Ambos os aplicativos resolvem com louvor o problema da falta do botão Iniciar, além de permitir também que você inicialize seu computador diretamente no modo desktop. Com seus fortes e fracos, minha opção fica com o Classic Shell, por fazer bem seu trabalho, dar uma boa cartela de opções, permitir que use temas para customizar a aparência do menu Iniciar e ser gratuito. O Start8 é um excelente programa, mas seus diferenciais não justificam, em minha opinião, seu custo frente ao que o Classic Shell oferece gratuitamente (apesar de ser visualmente superior e ter uma interface mais moderna).

Bônus: ModernMix



A Stardock oferece um outro programa bem interessante, o ModernMix. Sua finalidade? Fazer aplicativos desenvolvidos para a interface Metro Modern UI rodarem dentro de janelas do modo Desktop. Se essa for sua necessidade, aqui está o programa que lhe ajudara a ser mais feliz! Detalhe: custa $5.

Aproveite que está "tunando" seu Windows com esses programas e conheça as indicações do que instalar quando formatar seu PC aqui no Lone Programmer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário