18 de mar de 2013

IFTTT: O que é e como ele vai se tornar seu grande amigo


IFTTT vem de "If This Then That" (em português, "Se Isso Então Aquilo"). E apesar de seu nome simples e que não diz muita coisa, é uma ferramenta muito interessante que provavelmente te ajudará a automatizar algumas das tarefas mais maçantes de sua vida.


O IFTTT é basicamente um automatizador de tarefas entre serviços (que eles chamam de "canais") da internet. Usado em sua maioria por pessoas do meio publicitário, blogueiros, e afins, também tem sua utilidade para o usuário mais tradicional da internet, pois permite ações entre os mais variados tipos de serviços. Os mais comuns são os de integração entre redes sociais, mas existe um portfólio considerável para se fazer uso.

IFTTT possui grande quantidade de canais
Lista de canais do IFTTT

No roll de canais estão os principais players do mundo digital. Você tem a sua disposição a maioria das redes sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Foursquare, Last.fm, Flickr, Instagram, Tumblr e Google+. Na parte de armazenamento, estão lá Skydrive, Box e Dropbox. Nos serviços de "read later" (leia depois) temos o Instapaper, Pocket e Readability. Fora outros canais de naturezas distintas que você também vai encontrar por lá. Atualmente são 59 canais à sua disposição.

O site trabalha com um esquema de "gatilho / ação". Você escolhe um canal que terá o "gatilho", e outro que terá a "ação" a ser executada para aquele gatilho. Por exemplo, você quer que todos os status que você publicar em sua timeline no Facebook sejam automaticamente publicados também no seu perfil do Twitter. Para isso, você cria uma "receita", que poderá ser salva e compartilhada com outros usuários do serviço. Nesta receita você vai indicar o gatilho, a ação, realizar alguma customização e poderá ativar e desativar a mesma quando achar conveniente. É tudo bem intuitivo e fácil.

Receitas do IFTTT
Exemplos de receitas

Outras possibilidades de uso do IFTTT é para backup. Como ele, você consegue, por exemplo, fazer com que as imagens que você publica em sua conta do Instagram sejam salvas diretamente na sua conta do Skydrive, ou Dropbox. E assim você já tem o backup dessas imagens sem esforço!

Se você tiver um blog, outra coisa que você pode automatizar é a divulgação dos seus posts em seus perfis de redes sociais. O serviço permite que você cria a receita para isso, divulgando suas publicações diretamente no Facebook, Twitter, etc.

São muitas as possibilidades que o IFTTT oferece, e sempre eles estão incluindo novos canais. Vale a pena conferir e testar as automatizações oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário