15 de mar de 2013

Google Reader vai fechar as portas

Google Reader vai fechar as portas

Um dia ele existe, e no outro não existirá mais. Simples assim. Com um golpe certeiro, o Google anunciou que vai desligar seu serviço de leitura de feeds, o Google Reader, no dia primeiro de julho deste ano. Essa notícia não passou batida e promoveu um grande movimento de futuros órfãos do serviço.


Os motivos dessa estratégia quem dá é Alan Green, engenheiro de software do Google, em um post no blog oficial do Google Reader.
"Há dois motivos bem simples para isso: o uso do Google Reader tem caído, e como empresa estamos colocando toda nossa energia em poucos produtos. Nós imaginamos que este tipo de foco permitirá uma melhor experiência para o usuário."
Além do Reader outros setenta serviços, fazendo uma faxina geral no sentido de otimizar seus esforços em produtos que dão mais resultados ou que precisam de mais especialistas no momento. Porém o que mais chamou a atenção foi o Reader. Foi tanta revolta e indignação que já existe até uma petição online pedindo ao Google que mude de ideia e mantenha o serviço funcionando.

Keep calm and save Google Reader

Você pode fazer o download dos seus dados que estão no Google Reader através do Google Takeout. Com o arquivo de assinaturas você poderá migrar seus feeds RSS para outro serviço do tipo. Abaixo temos algumas alternativas:


Em breve escreverei um post sobre o meu processo de migração, o passo-a-passo de como abandonar o traidor Google Reader e migrar para outro serviço de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário