21 de mar de 2013

Google Keep: primeiras impressões

Google Keep: primeiras impressões

E o Google confirma as predições e lança seu serviço de notas, o Google Keep. Instalei e testei rapidamente o aplicativo para Android e o serviço para web, e essas são as minhas primeiras impressões.


O aplicativo para Android é simples. Permite a criação de notas de texto, listas, speech to text (transforma o que você fala em texto) e  fotos. Sua interface é bem limpa, com um campo para adicionar uma nota de texto rápida e os botões para criar entradas dos tipos que citei.

Aplicativo do Keep para Android
Aplicativo do Keep para Android

As entradas que você cria aparecem na tela inicial, como se fossem post-its. Da mesma forma dos botões, essa área é bem "clean", exibindo o conteúdo resumido das notas. E como você pode "colorir" suas notas, cada uma aparece com a cor que selecionou, facilitando a localização rápida.

A interface do serviço para web segue a linha simplista do aplicativo para Android, com um campo de texto para se adicionar uma nova nota que, ao ser clicado, expande-se e mostra suas opções, como a de adicionar uma imagem ou transformar sua nota em uma lista. A apresentação de suas notas segue o esquema de "post-its" do aplicativo, mantendo a identidade visual.

Segue o vídeo oficial de apresentação do Google Keep:


Basicamente o que o Google quer com esta ferramenta é criar um concorrente para os serviços já consagrados no mercado, como o Wunderlist e o Evernote. Porém fica claro que esse é ainda um objetivo muito distante, tendo visto o quanto o serviço do Google é carente de funcionalidades. Porém, como se trata de um lançamento, vamos ver qual será o desenvolvimento dessa nova ferramenta do Google, e torcer que ela não tenha o mesmo fim do Reader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário