21 de out de 2007

Por que manter sempre o currículo atualizado?

Currículo atualizado é necessidade, não luxo.
Currículo atualizado é necessidade, não luxo.
Essa vai para os residentes do condomínio "Zona de Conforto". Para aqueles que sempre falam: "Eu não preciso de currículo. Estou bem onde estou e não quero mudar!". Parafraseando Garrincha, o cidadão acima esqueceu de "combinar com o adversário" para que ele não o mande embora antes de ele mesmo querer mudar.
Profissionais desse tipo tendem a deixar o mercado mais cedo, e sem muitas chances de voltar. Não sem dar alguns passos para trás e quebrar alguns paradigmas pessoais.
Manter seu currículo atualizado é uma maneira de se importar com sua carreira e com o que espera de si mesmo profissionalmente. Estar com seus dados sobre cursos, conhecimentos e experiências em dia ajuda a manter sua jornada sempre clara para você, mostrando de onde veio, onde está e te lembrando de onde quer chegar.
Além disso, manter os dados do seu currículo atualizados nos sites especializados em empregos pode lhe ajudar a saber o quanto seu perfil interessa para as empresas. Se você não for chamado pra nenhuma entrevista ou nem ao menos ter seu currículo visualizado por um longo período pode significar que você não está investindo o suficiente em sua carreira, ou então não está sendo claro o suficiente para descrever suas experiências acadêmicas e profissionais.
Asim, dicas rápidas sobre como se manter atualizado no mercado de trabalho:
  • Mantenha sempre uma cópia atualizada do seu currículo com você. Nunca se sabe quem vai bater a sua porta, não é?
  • Tenha o hábito de revisar seu currículo mensalmente;
  • Procure atualizar frequentemente seu currículo nos sites especializados. Manter-se visível e disponível é muito importante;
  • Atualize-se com frequencia. Não espere passar por uma crise ou estar desempregado para investir na sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário