8 de out de 2007

Literatura do momento


Revisando meus posts (que ainda não são muitos) e lendo este no Canto da Lu, percebi que não postei nada ainda sobre livros. E isso é grave!
Para me redimir sobre esta gafe, mostro alguns títulos que estou em processo de degustação, e o motivo de eu estar lendo os mesmos.
> Getting things done - A arte de fazer acontecer (David Allen)
Todo mundo precisa parar uma hora pra botar ordem na casa. Isso é fato. O problema é que poucos realmente conseguem e alguns dos que conseguem em pouco tempo estarão de volta ao mesmo problema. Por isso resolvi buscar uma metodologia que não só me ajudasse a organizar minhas coisas e realizar meus planos, mas me desse estrutura pra manter as coisas no lugar e em movimento. Assim conheci este livro através do blog do Augusto Campos, o Efetividade.net, mais especificamente neste post aqui. Ainda estou lendo, mas posso dizer que muito se diz sobre este livro e começo a acreditar que encontrei o que procurava pra me ajudar.
> Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia (Vicente Falconi)
Este foi um tiro no escuro. Quando iniciei em minha nova função de líder de equipe e chefe de escritório, uma das minhas primeiras tarefas foi a organização da rotina. Estávamos passando por uma transição de rotinas e me foi pedido para iniciar as novas rotinas de maneira mais estruturada, identificando, mensurando, criando prazos e definindo responsáveis. Posso dizer que este livro me ajudou bastante, principalmente no que diz a como encarar a rotina e o que fazer pra que tudo flua numa boa, sem estresse além do que já é necessário. Ainda não terminei de lê-lo mas está nos meus planos de curto prazo, pois não é só um livro, é um plano de projeto para 18 meses! Vale a pena.
Além desses dois, tenho como sobremesa dois livros menores que aprecio entre as leituras dos livros acima, só pra refrescar a mente. Um é "A arte da guera", de Sun Tzu. Leitura indispensável. Outro é "Como motivar sua equipe", da coleção "Você S/A". Este trás algumas dicas interessantes sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário