21 de out de 2007

Dicas para seu currículo


Está aí um assunto que sempre está na moda: dúvidas na hora de elaborar seu currículo. Isso porque quem quer se manter no mercado sabe que um bom currículo é a porta de entrada pra uma boa oportunidade. Ele não te garante, mas te dá a chance de mostrar suas qualidades.
Hoje, neste dia de domingo, eu resolvi fazer a "barba e bigode" do meu currículo. Dei uma revigorada nele, e mudei mesmo. Para isso, fui atrás da resposta à pergunta da primeira linha deste post.
Achei vários artigos muito bons sobre o assunto, os quais eu deixo os links no final do post. Mas o que interessa é que fiz uma compilação de tudo o que li e abaixo vou deixar alguns tópicos que achei interessante levar em consideração na hora de elaborar seu currículo. Separei as dicas entre coisas boas e ruins. Vamos lá!
Coisas que NUNCA devem estar no seu currículo
  • RG, CPF, Reservista, Habilitação: Essas coisas devem passar longe de seu currículo, a não ser que a vaga que esteja concorrendo solicite alguma delas em específico. Se não, esqueça!
  • Foto: Se a vaga não pedir "boa aparência" então é sinal que a sua não é tão relevante para a vaga em questão. Deixe de fora também.
  • Cores e desenhos: Tudo bem, parece que eu forcei a barra, mas é melhor prevenir do que remediar. Currículo deve ser algo elegante, com charme, leve e simples de entender. Nada de colocar o brasão do seu time ou desenhos como linhas de separação.
  • Carta de apresentação ou capa: você tem que entender que cada palavra a mais no seu currículo significa uma palavra a mais para o seu futuro chefe ler. Coloque-se no lugar dele e seja o mais sucinto possível, sem deixar de lado o conteúdo.
  • Erros de português: Vamos lá! Pra conseguir isso nem precisa muito esforço! É só prestar atenção naquelas palavras sublinhadas em vermelho que o Word te mostra. Passe sempre um corretor ortográfico, e pra garantir peça a um amigo pra ler seu currículo e te dar um feedback.
Coisas que SEMPRE devem constar no seu currículo
  • Dados para contato: não adianta você ser o escolhido se a empresa não conseguir te encontrar. Deixe sempre em destaque, no topo do currículo, seus dados para contato. Endereço, e-mail e telefone são primordiais.
  • Competências e experiências: Que tem que ter, isso é fato. Cite suas experiências e o trabalhos realizados em cada uma. Ou então separe as competências das experiências e diga o que tanto aprendeu nesses anos de trabalho. Só não volte muito no tempo. Os últimos cinco empregos já são suficientes.
  • Objetivo: Você precisa deixar claro a que veio. Diga que funções quer realizar ou que cargos almeja dentro da empresa. Fica mais fácil pra você, pro recrutador e evita que te chamem pra uma entrevista que não seja do seu interesse.
  • A Verdade: não adianta citar cursos ou experiências que nunca teve. Costumo relacionar este tipo de ação com a construção de um castelo de cartas: pode até te dar um castelo mais rápido que o feito com tijolos, porém na primeira intempérie você volta a estaca zero. Floreie o que realmente possui, mas não invente.
Outras considerações
  • Escolha o currículo que mais valoriza as suas experiências e seus conhecimentos. Não existe uma única forma de currículo. Estude as opções e escolha a que se encaixa no que precisa.
  • O layout e as informações de seu currículo tendem a mudar, sensivelmente ou drásticamente, dependendo da empresa onde quer concorrer a uma vaga. Faça uma pesquisa e veja o que a empresa valoriza mais e menos, e realinhe seu currículo.
Modelo "The Lone Programmer" de currículo: clique aqui!
O modelo disponibilizado acima foi desenvolvido por mim com base nos artigos que li , no modelo disponibilizado pelo Augusto, do Efetividade.net, e no modelo de currículo funcional do Empregos.com.br. Fiquem a vontade para usá-lo.
-----------------------
Fontes

2 comentários:

  1. Apenas passando para desejar um feliz natal e agradecer sua presença no Ponto de Navegação.

    Especial de Natal: http://pontodenavegacao.blogspot.com/2007/12/especial-de-natal-entrevistas.html

    Mensagem de final de ano:
    http://pontodenavegacao.blogspot.com/2007/12/ponto-de-navegao-deseja-todos-um-feliz.html

    até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Rafael Franco, eu sou dono do Blog rfranco.org, eu pretendo abrir no meu site uma área de parceiros no rodapé do site, gostaria de saber se você tem interrese em parceria. Eu colocaria um link para o seu blog, e você um para o meu. Caso tenha interesse me contate no msn r@rfranco.org Abraço

    ResponderExcluir